Conteúdo Programático
Objetivo
A análise e interpretação dos dados obtidos em uma avalaiação antropométrica torna-se imprescindível para a tomada de decisões relacionadas à nutrição e a prescrição de exercícios.
Assim as proporções do corpo e seu tamanho, a composição física e corporal são fatores importantes no desempenho esportivo e em termos de treinamento com objetivos de condicionamento físico ou estéticos. Tal importância coloca a antropometria como uma ferramenta econômica e de extrema utilidade para determinar a composição corporal dos indivíduos.
Programa
O curso está organizado em três dias sequenciais contendo:
-
aulas teóricas e práticas, onde serão ministrados todos os conteúdos teóricos e onde os participantes terão a vivência prática necessária para conseguirem obter as medidas do perfil restrito com valores de erro técnico de medida dentro dos limites propostos pela ISAK;
-
exame prático; e;
-
pós-exame para completar o perfil restrito de medidas em 20 sujeitos.
PARTE TEÓRICA (40%)
-
História e evolução da cineantropometria e acreditação ISAK;
-
Noções de ética (obtenção de consentimento, etiqueta de medida, medição de mulheres e crianças, sensibilidades étnicas e culturais);
-
Revisão de alguns conteúdos de anatomia básica fundamentais para a identificação dos pontos de referência;
-
Instrumentos de medida, sua calibração e manuseamento;
-
Estatística Noções de erro técnico de medida (ETM) absoluto e relativo, de precisão e de validade das medidas;
-
Noções básicas de avaliação da composição corporal (somatório de pregas adiposas, equações de regressão, índices antropométricos);
-
Noções básicas sobre tipologia morfológica (tipos morfológicos, somatótipo e somatograma)
-
Proporcionaldade Corporal, Antropometria e exercício físico e desporto.
PARTE PRÁTICA (60%)
-
Localização e marcação correta dos seguintes pontos antropométricos de referência: acromiale, radiale, mid-acromiale-radiale, local da prega tricipital e da prega bicipital, subescapulare, local da prega subscapulare, iliocristale, local da prega iliocristale, ilioespinale, local da prega supraespinale, local da prega abdominal, local da prega crural, perímetro geminal e local da prega geminal;
-
Pregas adiposas: marcação de pontos de referência, manuseamento do adipómetro e obtenção das medidas;
-
Perímetros: marcação de pontos de referência, manuseamento da fita métrica e obtenção das medidas;
-
Medidas Básicas e Diâmetros: manuseamento do antropómetro e compasso de pontas curvas pequeno, obtenção das medidas;
-
Obtenção das 17 medidas que fazem parte do perfil restrito de forma sequencial e determinação do erro técnico de medida em três sujeitos (preparação para o exame);
-
Treino de medida: obtenção das 17 medidas que fazem parte do perfil restrito com supervisão e de forma repetida em 20 sujeitos e determinação do erro técnico de medida.
NOTA: Este curso é uma prática "hands‐on". Durante as sessões de prática cada aluno estará agindo como um modelo para outros participantes do curso.
Trazer roupas adequada para as aulas práticas do curso, homens sunga, short ou bermuda larga e mulheres top (de preferência aberto nas costas) e bermuda de lycra ou cotton. Não vir com calça de ginástica para usar na parte prática.
EXAME FINAL
O exame prático decorre na tarde do último dia do curso. Durante o exame o aluno assume duas funções, a de anotador (enquanto não estiver a ser avaliado) e a de examinado. O esquema de funcionamento do exame é divulgado antes do início do mesmo, de forma que o aluno tome conhecimento das horas em que vai ser avaliado e das horas em que assumirá a função de anotador das medidas obtidas pelos colegas que estão a fazer exame. Durante o exame cada aluno deverá medir três sujeitos-modelos. Em cada modelo deverá: 1) marcar os pontos de referência necessários à obtenção de 10 medidas antropométricas; 2) medir duas vezes de forma sequencial as 10 medidas solicitadas; 3) apagar os pontos de referência antes de passar para o modelo seguinte. Ao final da avaliação dos três sujeitos-modelos será calculado o seu ETM intra e inter avaliador estando estes dentro dos valores mínimos de 80% de acerto estabelecidos pela ISAK o aluno estará aprovado.
PÓS CURSO
Após aprovação no exame prático, o aluno terá um prazo de quatro meses (nível 1) para completar e enviar uma planilha em Excel previamente elaborada e entregue a ele no primeiro dia de aula, com o resultado da avaliação do perfil restrito realizado em 20 sujeitos. Só após verificação dos perfis enviados será atribuído o certificado internacional da ISAK nível 1.
Público Alvo
Este curso destina-se a estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Treino Desportivo, Exercício e Saúde, Nutrição, Reabilitação Psicomotora, Ergonomia e Saúde em geral.
Numerus Clausus
ISAK nível 1
Mínimo 10 - Máximo 15
Data
Dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2025
das 9h às 18h
Local
Auditório do Medical Center Saens Pena
Rua Conde de Bonfim, 255

.jpg)


